Apenas uma lembrança Inocente

405cc9ef8bc4e8b715f4c1e1b4c6dd09

Durante um caminhar no centro da cidade, fui apanhado de uma brusca lembrança de um tempo atrás, de quanto era jovem, menino na verdade. Lembro-me que meus pais me chamavam para tomar café da manhã, e como num ritual tomava meu banho e me dirigia até a mesa. Um dia maravilhoso lá fora, comia o que podia. O que Deus tinha reservado para nós naquela manhã. Sabia eu também, pois não era tão inocente assim que meus pais tinha deixado a própria fome morrer para saciar a minha e de minhas irmãs.

Eu reconhecia seus sacrifícios, pois morávamos de aluguel em dois cômodos, minha mãe costurava roupas para fora por encomendas e meu pai trabalhava em três horários que se alternavam a cada semana em uma grande empresa alemã aqui da cidade, aposentou-se lá. Conforme eu andava sem destino, numa caminhada direta aproveitando a cidade vazia, pude ver ao lado dos muros do terreno baldio alguns jovens iguais a mim na época, hoje reconheço que meu humilde passado na verdade era cheio de luxo, pois aquelas crianças ali vivem numa extrema miséria, talvez sem a certeza de comer algo ao acordar.

Na minha época, a gente era obrigada a ir a um colégio, garantia de um futuro melhor onde a melhor arma para enfrentar o futuro que parecia tão distante era o conhecimento, foi uma época gostosa, meus professores, caros mestres! Lembro-me de todos eles cuidadosamente, alguns ainda tenho sua voz da sabedoria gravada nas melhores memórias. Hoje, grande parte destas crianças não tem acesso a um colégio, faltam vagas ou faltam vontades dos pais e também destas crianças ou quem sabe até mesmo condições materiais de enfrentar colégios onde na sala ‘coleguinhas’ exibem seus Iphones e roupas de marcas.

Sempre foi assim, na época de colégio, tinham em minha sala alguns colegas ricos, mas nosso duelo não era pelas roupas caras que eles usavam, mas sim pelas notas das provas e pela abrangência de conhecimentos gerais, diversões de verdade para a época. Pensávamos em terminar o colégio e ingressar na universidade, pensa que para um a família pobre essa era uma conquista indescritível. Comparado à alegria de ter sua casa própria. A educação é a única possibilidade de um morador da periferia ter um futuro melhor.

Entristeço-me muito em ver jovens da minha idade sem nenhuma perspectiva de futuro, muitos não sabem ler nem escrever, não foram agraciados com o estudo, ocupados demais tentando trazer algo para comer dentro de casa. Se hoje nos desdobramos em oito ou dez para colocar nossos filhos na direção correta do futuro, sim o futuro não chegou, não ainda para mim ou para você, o buscamos todo santo dia, fazendo de cada fração de segundo valer a pena. Eu ainda acredito em um mundo sem violência onde as pessoas pudessem se respeitar mutuamente, uma terra onde ninguém seria separado por classe social ou etnia, ser honesto, fazer o bem, respeitar aos mais velhos e contemplar a preservada natureza, plantei até arvore na escola.

Esta inocência apelidada por muitos hoje em dia de caretice, ainda carrego de minhas raízes, sonho de menino. No meu mundo particular na minha vida existe. Mas ainda sonho que o mundo tenha essa observação. Mas por enquanto essa inocência parece não ser mais importante no mundo em que vivemos, a natureza não é mais espaço de preservação, mas de consumo, de destruição e as pessoas em eterna competição.

7 comentários sobre “Apenas uma lembrança Inocente

  1. Fantástico seu texto Robson, com certeza é o mesmo sentimento que eu tenho e que muitos outros de nós. Realmente valores como simplicidade, cumplicidade, afetividade entre as famílias, amigos, adultos, jovens e crianças, estão sendo substituídos por violência física, mental e visual, consumismo, vulgaridades, etc. Mas ainda carrego dentro de mim uma pitada de esperança de que eu consiga passar para os meus filhos essa inocência que ainda existem dentro de alguns de nós.

    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

