Seja o Capitão da sua vida

barco

Seja o Capitão da sua vida

Você já percebeu que temos mais facilidade para aconselhar e opinar sobre questões diversas de outras pessoas do que sobre as nossas? Pois bem, de fato um olhar externo pode proporcionar uma visão mais ampla e neutra de um problema, mas temos sério problema em lidar desta mesma forma às nossas próprias dificuldades.

Antes de tudo, devemos tomar muito cuidado ao revelar nossos segredos a aqueles que tomaremos emprestados seus ouvidos, seguidos de seus conselhos. Pois muitos pecam em terceirizar decisões importantes da vida à amigos, familiares ou até desconhecidos.

Já dizia velho ditado de que: “Se conselho fosse bom não se dariam. Mas venderiam” E é de fato muito verdadeiro. Se chegar alguém a procura de um conselho ou opinião sobre qualquer decisão deve-se deixar que a pessoa decida por ela mesma, basta expor sua visão sobre o lado bom e o lado ruim da situação, pois em qualquer que seja a situação sempre terá duas perspectiva.

Quase tão certo de que a resposta para aquilo que procura está em você mesmo, no entanto quando estamos “cegos” pelos problemas ou preocupações não enxergamos de maneira clara uma porta de saída. Por isso, torna mais fácil e cômodo pedir que alguém abra a porta por você.

A vida nos dá lições em todos os momentos e podemos tirar dela grandes aprendizados, sejam pelas ações das pessoas em nossa sociedade, do tempo, da superação de um conhecido sobre alguma dificuldade, através de bons exemplos e assim por diante.

Precisamos as vezes termos um momento só para nós mesmo, exercitar isso mais vezes diante de qualquer situação, olhar os nossos problemas através de outro ângulo, sob uma nova perspectiva. Agora, fugir dos problemas ou procurar alguém que possa abrir a porta para nós todas as vezes não é muito recomendável.

Muitas vezes o que mais precisamos é de um bom ouvinte, sabe aquelas pessoas que não precisam dizer uma palavra sequer? Apenas ouvir. Não precisa necessariamente emitir uma opinião ou algum comentário, mas apenas ouvir e claro, o mais precioso dos talentos: Guardar sigilo sobre o que está ouvindo.

Há pessoas que são bons ouvintes, porém pecam ao transmitir suas aflições para os quatro cantos do mundo e pessoas que guardam segredos são cada vez mais raros hoje em dia. Não tome decisões de terceiros como certa, reflita dentro de você e procure sem alarde a mais apropriada.

Jamais confie o controle do seu barco a outra pessoa, mesmo que for da parentela. O barco é seu, é de sua inteira responsabilidade mantê-lo navegando mesmo que em plena tempestade. Seja você o capitão da sua vida, somente você pode aceitar para ela o bem ou o mal, a sorte ou o azar, a riqueza ou a pobreza, o luxo ou o suficiente para viver em paz, Confie mais em você e guie seu próprio destino.

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s