Meritocracias

autocritica

por Robson Joaquim

É o que está faltando em nossa sociedade hoje em dia. Resgatar a cultura da meritocracia, ou seja, elevar a predominância dos que possuem méritos. É um simples ato de recompensar os que possuem mérito onde quer que esteja atuando, no trabalho, na escola, na vida ou até mesmo na sociedade.

Superar as expectativas, enfrentar barreiras, passar pelas dificuldades e ainda assim, conseguir êxito naquilo que deseja, pode parecer simples “maluquices” ou “não fez mais que a sua obrigação”, para alguns, mas não é.

O fato de alguém ter a coragem de dar o primeiro passo, agir contra o comodismo, superar seus medos e fazer algo melhor do que seus concorrentes são cada vez mais raros hoje em dia. Então penso que nada mais justo do que reconhece-los por isso.

Às vezes chego a pensar que se no Brasil a meritocracia fosse levado a sério, seriamos um país diferente, mais habitável e alegre, o brasileiro é muito criativo, enriqueceriam nossa cultura com inovações, respeito, grandes exemplos, destacar-se-iam as grandes ações de nosso povo.

Principalmente em Brasília, não teríamos tantos políticos elegidos por números de votos em legendas, mas sim, pelo voto direto ao seu nome e pelos devidos reconhecimentos de suas atitudes diante da sua família, Deus e ainda da nossa sociedade.

No colégio, que a melhor nota não seja um simples “A” ou “10”, mas que se eleve a exemplo da sala aquele que conseguiu tal feito. Se ele assim o fez por merecer, você também pode. Que tal reconhecer um bom médico? Sendo ele o exemplo para o município, uma referência de persistência, zelo e cuidado com seus pacientes?

Ou você elegeria o melhor professor (a) do momento, aquele que dedica horas de seu tempo para levar conhecimento a centenas de alunos durante o ano? E o cidadão honesto, exemplo de honestidade, quantos exemplos vimos de quem devolvem o dinheiro achado que não lhes pertencem?

Não tenhamos invejas de escutar aplausos para aquele que tiveram méritos, mas tenhamos coragem de aplaudir de pé por trazer mais um bom exemplo para a nossa vida e sociedade. O poder de reconhecermos os bons exemplos é de que sempre podemos fazer muito melhor do que fizeram nossos semelhantes, nos dá a liberdade de evoluirmos e buscar a perfeição.

Não se trata de recompensas financeiras, é muito maior do que isto, mas sim de multiplicarmos junto a nossa família e amigos os bons exemplos, nossa sociedade está muito carente de bons exemplos, são raros.

A meritocracia traz benefícios para aquele que recebe, por alguém estar vendo o que ele fez e o usa de exemplos para todo um conjunto e tanto para aquele que assiste ou aplaude as boas atitudes. O faz refletir sobre como cada e pequena atitude pode ajudar a construir um mundo cada vez melhor.

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s