O Brasil e a classe média

Classe Media

por Robson Joaquim

O Brasil é e sempre será um país de classe média, essa grande massa responsável por segurar a pirâmide dos negócios do Brasil, acredito ser interessante ao país manter essa forte base que sustenta o país sob um controle rígido. Até a própria presidenta Dilma, já disse em uma entrevista algum tempo uma revista o seu desejo de consolidar o Brasil em um país de classe média.

A nova classe média como é conhecida, é motivo de constantes estudos e faz parte de inúmeras estatísticas no que diz respeito à empregabilidade, poder de compra, acesso à cultura, créditos facilitados, educação, acesso a recursos médicos, financeiros, consumo no exterior entre outros.

O nível educacional brasileiro timidamente melhorou no aspecto quantitativo (acesso as escolas e número de matriculas), mas continuamos muito abaixo no aspecto qualitativo, somo sempre os últimos colocados em testes internacionais em aptidão escrita, ciência ou matemática, que sem essa qualificação seremos condenados a exercer papel secundário na economia digital, em resumo continuaremos a exportar soja, petróleo, milho e continuaremos a importar tecnologias, máquinas e carros.

Pode ter certeza de que qualquer cidadão que tiver a oportunidade de investir em uma educação estrangeira, conhecer novas culturas, enxergar oportunidades ou adquirir bens mais baratos e de qualidade superior a nacional, com certeza ele o fará.

No entanto entra nosso maravilhoso governo brasileiro, de olho no número gigantesco de passaportes emitidos a seus cidadãos que gastam seu dinheiro lá fora, voando alto, tende a aparar as suas asas pondo tributações para compras no exterior, induzindo ao povo gastar seu dinheiro aqui dentro.

Funciona mais ou menos assim, o governo libera o crédito quando bem entende e restringe e apara as beiradas quando lhe convém, o brasileiro é criativo, faz malabarismos para pagar suas contas, altos impostos e juros abusivos, mantem forçadamente um mercado aquecido, onde a finanças do país anda muito mal, previsões orçamentárias hilárias e totalmente fora da praticada.

Mas sempre foi assim alguém pode dizer, e dai? Acho particularmente bobagem pensar assim, o brasileiro é persistente em suas decisões, quer mudar de vida, busca constantemente uma vida justa e de qualidade. Essa habilidade de se esquivar do sistema político econômico é o que faz a classe média tão interessante, o grupo da sala que dá mais trabalho a escola da vida.

Mesmo com todas as dificuldades e revoltas continuam a votar na mesma legenda, presos em sua zona de conforto enquanto a alta administração deste país domina a economia de forma que preserve a pouca parcela que habita no topo da pirâmide.

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s