Avante Jovens Velhos

feliz

por Robson Joaquim

Uma pergunta: Será que estamos ficando realmente mais jovens? Pois de acordo com o resultados divulgados nesta Segunda (02) pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectati…va de vida do brasileiro subiu cinco meses e 12 dias, ou seja, passando de 74,1 anos para 74,6 anos.

Claro que esta mudança teve efeito imediato no fator previdenciário, ou seja, índice aplicado às aposentadorias por tempo de contribuição do INSS. O que significa que você contribuinte terá que trabalhar mais para conseguir aposentadoria integral ou reduzir o desconto de sua média salarial, e adivinha, já está valendo desde segunda-feira.

Pode até ser que a tabela necessitaria de uma atualização, manter os dados mais atualizados possíveis, porém fica no ar que trata-se de uma manobra estratégica e política como tantas outras do nossos representantes, numa tentativa descontrolada de garantir um menor “déficit” na previdência.

E quem paga o pato somos nós, os contribuintes. Ser idoso hoje no Brasil é uma grande peleja, principalmente quando você contribui regularmente com seus tributos, e quando precisa do direito este é alocado em uma prateleira mais alta, forçando a trabalhar mais em sua escada e novamente começar do primeiro degrau (hipoteticamente falando).

Ser um cidadão aposentado significa que já trabalhou muito nesta vida, pagou seus impostos e contribuiu para o crescimento do país, no entanto o fato de aposentar ao contrário do que muitos pensam em “descansar”, está longe disso. Meu pai é aposentado e ainda trabalha por conta própria em um pequeno negócio para complementar sua aposentadoria. Muitos da época dele não tinham um estudo avançado e muitos vieram de lavouras sem registros ou comprovantes em carteira.

A nossa constituição visa que o governo brasileiro deve garantir moradia, saúde, educação e nossa segurança, o que ocorre muito timidamente e se nota o planejamento do país muito mal feito em prol dos seus habitantes.

Se não bastasse, o brasileiro ainda está engatinhando no quesito de atendimento ao idoso, que ainda tem resistências quando se tratam de prioridade em atendimentos, transportes caros e ineficientes. Necessita visualizar que a idade chega para todos, e claro o cansaço físico não é mais o mesmo quando jovem, e fora a dificuldade de se conseguir um emprego em determinada idade.

O direito à aposentadoria é um dos direitos mais difíceis de atingir, devido as constantes mudanças que há no setor previdenciário, alguns nem conseguem alcançá-lo, enquanto que milhares de jovens, nossas mentes brilhantes estão longe do empreendedorismo e do mercado de trabalho, por motivo de não haver vagas principalmente para uma carteira branca. Direito é direito, não o transforme em um benefício. Lamentável.

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s