Reflexões sobre Sabedoria e Inteligência

Inteligencia

por Robson Joaquim

A Sabedoria por si é o caráter ou qualidade de sábio, em estudos dar-se ao acúmulo de conhecimentos de uma vida, eu prefiro acreditar que seja um dom gratuito de Deus e a segunda (inteligência) adquire-se com a vivência do cotidiano, Mas nem sempre uma pessoa culta e inteligente é portadora de sabedoria e isto é fácil de discernir no comportamento humano.

Há pessoas que vivem em função das aparências e buscam um status que segundo o rei Salomão no livro de Provérbios é meramente uma ilusão, com isso existem pessoas que pensam em juntar tesouros na terra, vestir-se bem, consumir alimentos sofisticados, cobrir-se de joias e outras parnafelhadas e que tudo isso são suficientes para se mostrarem dignas de respeito e admiração alheia.

Conheço muitas pessoas analfabetas ou com estudos incompletos pelo fato de não terem condições antigamente, mas que criaram suas famílias com disciplinas, esforço e muita sabedoria, inteligência e sabedoria invejável que parecem lhes vir através de uma força superior que muitos não conseguem entender, não estou falando de quebrar códigos matemáticos ou resolver equações complicadíssimas, mas sim da experiência de vida, orientações certeiras e com resultados esperados.

Meu avô paterno já falecido me dizia que a Sabedoria é ouro e a inteligência é prata! Não se aprende sabedoria no colégio, mas no colégio posso aprender a usar a minha inteligência para buscar cada vez mais conhecimentos. Essa juventude de hoje utilizam-se de eletrônicos para fazer uma simples conta de padaria enquanto que algumas pessoas de poucos estudos calculam na cabeça o resultado.

Reger uma família com sabedoria, atentando-se aos cuidados com saúde, boa educação e harmonia dentro de um lar, poupar para uma emergência ou conquista futura é viver com inteligência, são requisitos escassos hoje em dia, quase não se enxerga essas qualidades na sociedade. O hábito da leitura constante e aperfeiçoamento dos estudos sejam por cursos ou especialização profissional devem fazer parte da vida de qualquer ser humano, troca de experiências de vida deve ser exercitado, não se pode separar dois mundos o “antigamente” e o “hoje”, pois o tempo é o mesmo e o que fazemos em nossa vida é aperfeiçoamos cada vez mais.

Ainda há respostas que estão no passado e que deixamos passar por despercebido e sofremos hoje tentando começar sempre do ponto zero onde devíamos apenas evoluir, o respeito aos mais velhos é preservar e resgatar experiências vividas que nos ajudam a caminhar sozinhos nessa longa jornada, A Sabedoria deve ser escutada já a inteligência adquirida com prática e estímulos próprios em enxergar soluções cada vez melhores, olhar o mundo com calma e sempre seguindo um passo de cada vez.

Anúncios

Um comentário sobre “Reflexões sobre Sabedoria e Inteligência

  1. E muito bom saber que durante minha vida toda vivi de modo tranquilo mesmo observando meus amigos conquistarem bens materiais e cada vez mais comprando coisas caras , isso nunca me fez falta nem nunca sentir inveja, pois o que sempre me importou foi a tranquilidade de viver uma vida feliz e em paz . O seu texto fez perceber que vivo uma vida com plena sabedoria.

    Curtir

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s