Cadê o reconhecimento dos nossos Gênios?

Imagem

por Robson Joaquim

Caros leitores, lendo uma reportagem nesta segunda-feira sobre um garoto autista ser um dos grandes cotados para o tão famoso prêmio Nobel de Física, me fez pensar o porquê até hoje nenhum brasileiro ganhou tal prêmio?

O prêmio Nobel foi um desejo do cientista Alfred Nobel, inventor da dinamite que desejou em testamento premiar no futuro aqueles que servissem bem a humanidade na física, medicina, literatura e paz, ou seja, aqueles que fazem a diferença por um mundo melhor.

Desde então o único nascido no Brasil a ganhar o premio Nobel foi o zoólogo Peter Medawar que ganhou o premio Nobel da Medicina em 1960, porém ele assumiu a nacionalidade inglesa, país onde se naturalizou.Muitos brasileiros têm sido indicados, entre eles Carlos Chagas que chegou a ser indicado quatro vezes para o Nobel de Medicina, foi o único cientista a identificar todo o ciclo da doença de Chagas e não foi premiado.

Nossos “gênios” não estão apenas no futebol, é uma pena que no Brasil se dá mais valor a artistas do futebol do que aqueles que realmente contribuíram para o futuro da humanidade, pois temos Santos Dummont, Vital Brasil, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Jorge de Lima, Chico Xavier, já em Nobel da Paz tivemos os indicados Dom Evaristo Arns, Zilda Arns, Dom Hélder Câmara, o sociólogo Betinho, Irmã Dulce, entre outros, mas nenhum deles levou o prêmio, e são esquecidos na história deste país.

Não acredito que seja só a falta de investimentos e patrocínios do governo, estes gênios brasileiros se utilizaram de recursos escassos em grandes feitos a humanidade no passado, e não é desculpa para gênios de grandes laboratórios brasileiros.Pergunto-me se esse reconhecimento não passa de benefícios políticos, por exemplo, até o presidente Barack Obama recebeu o reconhecido prêmio, não que não seja merecedor um dia, mas a Fundação Nobel perdeu seu sentido, sua origem, nivelando Obama ao mesmo patamar de Madre Tereza de Calcutá um afronto a inteligência humana.

Outro injustiçado foi o indiano Mahatma Gandhi, ele foi o formulador da filosofia da Não Violência, e conseguiu tornar seu país, a Índia um país independente da Inglaterra, umas das maiores potencias da época, sem apelar para a violência, um feito inédito,outros com a mesma filosofia de Gandhi como Martin Luther King Jr. e Dalai Lama levaram o Premio Nobel da Paz, sinceramente, Gandhi merecia o Nobel muito mais do que o presidente dos EUA Barack Obama.

O mesmo feito aqui no Brasil ocorre na renomada Academia de Letras infelizmente.O Brasil necessita criar uma forma de reconhecimento aos grandes gênios que lutam e batalham por uma fraternidade universal, que com suas pesquisas, ações e inventos agregam valores a toda humanidade.

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s