O Brasil e a luta pela Desigualdade Social

Desigualdadepor Robson Joaquim

Todos sabem que o Brasil luta por uma igualdade social há séculos, mas quando se fala em igualdade social as pessoas pensam em ter as mesmas condições financeiras uma das outras o que não é verdade, a igualdade social está no sentido que se aplica a educação e ao respeito. As pessoas querem igualdade social no atendimento, acesso a educação ou aos recursos médicos de qualidade.

Se os direitos humanos defendem a integridade das pessoas perante a sociedade violenta, onde está a defesa do cidadão no que se refere ao acesso dos recursos públicos? O transporte público, vias públicas, atendimento médico público e a educação estão ruins! Onde está o respeito? Por outro lado, quem tem dinheiro tem acesso aos melhores recursos, atendimento prioritário, nos bancos o gerente dá atenção exclusiva, o rico não anda de trem ou ônibus e não depende de postos de saúde, porque têm acesso aos melhores recursos da medicina.

Independente de existirem ricos ou pobres, o recurso social deve ser igual para todos e sem distinção, entendemos que ricos possam vir de famílias tradicionais, heranças, ou com formação específica chegam à classe A. Mas a questão é que os direitos e deveres de um estado devem ser iguais para todos.

Um pobre para marcar uma consulta no posto de saúde tem de esperar até um mês ou mais para ser atendido, quando há necessidade de passar por um médico especialista pode levar até seis meses, então, o que o governo quer com tal direcionamento? Não entendem que se não fossem esses pobres quem iria fazer o trabalho braçal?

Reclamam da superpopulação, mas não existe controle de natalidade, reclamam da péssima educação, colocam a culpa nos pais, mas quem de fato é culpado por toda essa desgraça que as pessoas vivenciam? O preconceito vem de cima para baixo nesse sistema piramidal, promove curso superior, então o governo facilita o ingresso de muitos em curso superior sendo que estas pessoas são mal formadas.

E de lá se formam médicos, professores, advogados, boa parte trabalham para si em prol de seus próprios benefícios, alguns médicos ganham salários e por número de atendimentos, faz um atendimento fraco e fica por isso mesmo, outros advogados se formam, não passam no exame da OAB e enche a boca para falar que é advogado, mas é na verdade vítima de uma sociedade mal formada.

As pessoas seguem da maneira que podem para sobreviver a esse sistema injusto que chamam de democracia, democracia no papel, porque todos os recursos de qualidade só estão disponíveis para uma classe social de pessoas. As pessoas na verdade não querem ser ricas, só querem um tratamento justo e equilibrado, pois somos todos da mesma espécie, humanos que precisam dos mesmos recursos para viver. Então, o que fazer?

Anúncios

Um comentário sobre “O Brasil e a luta pela Desigualdade Social

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s