A sede do Sertão Nordestino

Imagem
por Robson Joaquim

Não era para menos que a Seca do Nordeste repercutisse mundo afora, em um estudo feito pela ONU (Organização das Nações Unidas) confirmou o que já sabíamos, o nordeste brasileiro sofre com a pior seca dos últimos 50 anos. A informação foi divulgada nesta Segunda Feira (8) pelo Governo Brasileiro.

De acordo com o relatório, é de que até 2030 quase metade da população mundial estará vivendo em área com escassez de água. Infelizmente esse drama, sempre existiu e sempre existirá, no semiárido nordestino. As inúmeras soluções ficaram nas promessas eleitoreiras. Agora, Imagine você que D. Pedro II prometeu vender até a última joia da coroa para amenizar o sofrimento dos súditos da região. De lá para cá, os políticos, todos sem exceção prometem em épocas de eleição uma solução definitiva e nada se define.

Estive em Recife no final de Fevereiro e estendi até Caruaru (PE), não pude deixar de reparar a seca que alastra aquela região, sabe o que é passar sobre uma ponde indicando que ali tem um rio e você só enxergar uma vala gigante de quilômetros, completamente seco! Animais desnutridos e ou mortos em beira à rodovia, um humilde casebre de olaria acobertado pela sombra de um antigo e gigante painel de campanha eleitoral, com a ironia de ter estampado um político de gel no cabelo, um estiloso terno azul marinho e sorrindo para o horizonte. Chega a dar nojo de se ver a cena.

É da natureza de que esta região seja seca. Mas nossos queridos irmãos com suas famílias morando, plantando, colhendo e criando gados. Faz parte deste imenso Brasil que os nordestinos não deixam morrer, é parte da sua cultura. É de tamanho absurdo deixá-los passar por tal sofrimento, ainda mais com tantas tecnologias que se estende mundo afora.

Onde estão os poços artesianos? Até aparelho de tirar água do ar já existe! O sertanejo olha hoje para os céus à espera de chuva, com a maior ansiedade talvez das últimas décadas. Tal situação é sintoma do fracasso de gerações e gerações que se sucederam no comando político do Estado, do País e, também, dos municípios. Claro que não se pode o homem fazer chover, porém soluções dadas a um ser pensante pode ajudar nossos sertanejos a ter uma
qualidade de vida, a mínima possível.

Na terça-feira passada, em visita a Fortaleza (CE), a presidente Dilma Rousseff afirmou que, graças às ações de seu governo e do ex-presidente Lula, “a face da miséria nessa região não foi acentuada tão perversamente pela estiagem”.

O relógio não parou, estamos atrasados em voltar os olhares ao sertão, buscar soluções rápidas e inteligentes, Não se deve esquecer de que o governo de Dilma (PT) tem aprovação a cerca de 80% dos nordestinos, tal confiança não é para sempre Governo. Acorde!

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s