BULLING

Imagem

por Robson Joaquim

Aproveitando que se iniciam as aulas nos próximos dias, uma questão que é também de suma importância e que devemos nós pais ficar atentos é no comportamento de nossos filhos. Criança muito quieta, calada e de canto é preocupante. Pode estar sofrendo de Bulling.

Bulling é quando uma única pessoa é alvo de piadas, gozações e intimações de um grupo de indivíduos por muito tempo. Por exemplo, se alguém fala que seu rosto está inchado, você corre para o banheiro e se olha no espelho, tenta de alguma forma mudar seu visual, agora imagina dezenas de pessoas falando de seu rosto durante todo o dia, semanas, meses o ano todo? Falando que você é culpado disso, daquilo, que não faz nada correto, que foi um erro ter nascido? O que você faria? Suicidaria? Lógico! Algumas crianças fazem isto, se suicidam do seu mundo, trava sua língua, ativa o medo de se expressar, de brincar, para de novo não ser atacado por este bando de malucos normais.

Falo de crianças que é o caso mais comum, mas a parcela de adultos que sofrem Bulling é muito grande, seja na empresa pelos colegas de trabalhos, chefes, igreja, ambiente familiar, até dentro de casa sofrido pelos próprios pais. Falar em Bulling parece banal nos dias de hoje para quem é bem expressivo desinibido em ambientes que frequentam, mas devemos educar a nossos filhos a não praticar o Bulling em outras crianças, não fazer qualquer comentário racista, ou de baixa estima para qualquer coleguinha. Na empresa, você adulto, não fique com brincadeiras abusivas com seus colegas de trabalho, não se iluda com “ah! Ele (a) não liga que a gente zoa”, “Não é uma brincadeira pesada, não estamos falando nada de mais..” Está Errado!!! Pare com isso, às vezes a pessoa não tem coragem de pedir, por favor, eu imploro pare de me zoar…

Em nossos tempos, digo alguns anos atrás não se via falar neste tal Bulling, por quê? Nossos pais nos ensinavam a respeitar a todos, os professores eram mais exigentes, se tinham algum receio de qualquer brincadeira por mais banal que seja parar na temida sala da diretoria.

Hoje, é o contrário, quem vai para a sala da diretoria são os pais, para reclamarem dos professores que com tanto esforço apresentam a educação aos seus filhos, que muita das vezes não sabe o que é isso, eu presencio crianças batendo no rosto dos pais e o velho não corrige, pelo contrário dá rizada. Ora convenhamos.

É um assunto tão sério o Bulling que cresceu tanto e expandiu suas filiais na internet os famosos Cyberbulling, atacando os diversos canais de comunicações, com fotos constrangedoras de suas vítimas e comentários terríveis a respeito. Precisa você abrir os olhos, conversar mais com seu filho, conhecer seus colegas, sondar, vigiar a escola, conhecer os professores e que tipo de comportamento está trazendo seu filho para a escola.

Também em casa, cuidado com seus comentários para com sua família, zele, cuide, pense antes de falar qualquer comentário que possa destruir a imagem de um ser humano que pode ser seu filho, seu colega de trabalho, seu amigo de infância.

Pense nisso.

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s