Hugo Chávez, Louco ou Herói?

Imagempor Robson Joaquim

O que vem a sua cabeça quando se fala em Hugo Chávez? Um louco? Ditador? Estrategista? Em um breve resumo deste político venezuelano de estopim curto, chega até ser interessante.

Hugo Rafael Chávez Frias é o 70º presidente da Venezuela, ingressou nas forças armadas aos 17 anos, seguiu carreira e graduou-se em Ciências e Artes Militares e se tornou Tenente-Coronel. Além disso, pai de quatro filhos, dois casamentos conturbados, Fracassou em um golpe de estado contra o até então presidente Carlos André Perez, foi preso por dois anos e graças a uma anistia do novo presidente Rafael Caldera, Chávez dedicou a vida política.

Fundou o Movimento 5ª República e concorreu às eleições presidenciais em 1998, Para se ter uma ideia, Chávez usou insistentemente à memória do golpe fracassado, e venceu com cerca de 56% dos votos, com promessas de combater a corrupção e a pobreza.

Assim que eleito, horas de arregaçar as mangas, e toda a mudança há uma reação não é? Quando tomou posse ele dissolveu o Congresso e convocou uma Assembleia Nacional Constituinte, oficializando uma nova Constituição, aprovada por referendo no final daquele ano.

Ainda mais, alterou o nome do país para República Bolivariana da Venezuela, ampliou poderes ao Executivo permitindo maiores intervenções no estado e na economia. Eliminou o Senado e reconheceu a cultura indígena nativa.

Privilegiado na Ley Habilitante que lhe concedeu o poder de promulgar 49 decretos em um ano sem a necessidade de aprovação da assembleia nacional. Com isso, fixou a participação estatal no setor petrolífero em 51% da fonte de riqueza do país, e as leis das Terras de latifundiários, que foram contestadas por empresários, sindicatos, igrejas e televisões privadas, foi acusado de tornar a Venezuela um país Comunista.

Chávez soube atrelar, com habilidade sua imagem às ideias nacionalistas de Simon Bolívar, o herói venezuelano que libertou da Espanha parte da América do Sul. Hoje, o índice de pobreza menor (hoje são 7% contra 29% de 1999); livre de analfabetismo; com o maior salário mínimo da região, O desemprego está em 7,9% e 70% dos produtos que o país consome são importados, e pretende eliminar isto e seguir o modelo semelhante ao brasileiro. Chávez ainda promete um governo melhor, O Sistema de ensino da Venezuela, que se baseia em aprendizados sobre a história do país e sua cultura, deixando de lado temas como políticas europeias e estadunidenses e consumismo.

Com a chegada de Chávez, o orçamento para a Educação saltou de 3,8% do PIB para 7% (20% do orçamento da nação), dos 4,8 milhões de venezuelanos que viviam em situação de pobreza e a saúde e a educação era um privilégio de poucos, na era Chávez a área social passou a ser prioritária em sua gestão.

Eu o vejo um Líder, que viu o país sendo massacrado pela corrupção, e abandono da sua população, com uma ideia de governo, mesmo que comunista assim parecer, foi à luta e perseguiu seus objetivos, um líder que tem uma opinião formada e clareza do que deve ser bom para o povo, não aceita opiniões alheias, pois podem estar corrompidas de influências passadas, até que se tenha confiança, sua opinião prevalece. Ressuscitou a educação, a economia, a saúde, organizou as finanças e claro, teve peito para enfrentar a oposição, empresários, Senado, Congresso, redes de televisões grandes influenciadores de uma política adversa.

Já para o significado de Comunismo temos o mau exemplo claro de Cuba de Fidel Castro, onde o povo era aprumado a fazer o que o governo mandava, e com isso se tem medo em qualquer parte da terra do comunismo. Agora, na política de Chávez, ele distribuiu o que o povo carecia, peitou outros países quanto a extrair riquezas da Venezuela e não se pagar por ela.

Parece radical, visto de fora, no entanto é um estilo de liderança, agressiva e dominante, mas que funciona, mesmo que a força funciona, o país estava largado e o desafio era muito grande dois mandatos era pouco, e agora se agravou mais, uma luta contra si mesmo, sua saúde debilitada pelo câncer, quem substituirá a era Chávez?

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s