Os Valores de uma Família

Imagem

por Robson Joaquim

Refletindo um pouco sobre o papel das famílias de hoje, digo uma família estruturada, deve prevalecer nela a união, o amor, o respeito e a educação em si, que são preceitos fundamentais que sem eles tudo desanda.

Aquela conversa gostosa e agradável dos filhos com os pais, de seus pais para com seus avós, as refeições de família, a oração antes de cada refeição por algum membro da família, o respeito mútuo aos patriarcas, pedir a licença quando sair, as bênçãos quando chegar, o beijo no pai e na mãe, na esposa nos filhos, um simples abraço, são características riquíssimas de uma família perfeita, pelo menos aos modos religiosos.

Sim, pois há famílias que são mais liberais na questão, por exemplo, de não fazer a refeição juntos, de caçoar de um filho, de um irmão, mas que os demais membros da família se entendem e conseguem viver em harmonia.

O que reflito aqui é que os costumes estão desaparecendo das famílias, os filhos descobrem a sexualidade e as drogas (sejam elas fumos, bebidas e até outras espécies mortais) por si próprias, não há uma conversa franca dos pais. Também existe uma mania agora de chamar os pais de “meu velho”, “meu coroa” que francamente acho uma falta de respeito muito grande, é muito mais sadio e prazeroso chamar ao Pai de Meu Pai e a Mãe de Minha Mãe.

Aquela conversa de como foi o dia, as novidades, as derrotas do dia durante as refeições podem ser solucionadas ou ao menos encaminhadas por aqueles que têm mais experiências, não é de duvidar se após a refeição seu Pai te chamar para conversar em particular e te orientar, te ajudar, e funciona, sempre funcionou.
Há também aqueles que perderam seus pais muito cedo ou se foi em uma hora muito importante da sua vida, mas te deixou lições, bons exemplos não tenha dúvida, te deixou caráter, dignidade e honestidade tenha certeza disso.

Mas por outro lado, você tem outros parentes, tem agora sua própria família, resgate estes valores, mude é inicio de ano e propício a você encaixar nos seus planos deste ano.
Outro ponto, ter uma fé é excepcional, frequentar uma religião, ou seja, encaminhar seus filhos a uma religião é sempre bom. Direcionar seus filhos ao caminho certo que ensina o bem. É uma tarefa dura quando se atinge a maioridade, pois se adquire opinião própria e se tem nova ideia sobre o mundo lá fora, no entanto você pai, fez a sua obrigação, fez o conhecer um caminho sem força-los e disse: Filho (a) vá por este caminho que é o mais correto, é o caminho do bem.

Mas também ensine que nunca se esqueçam de que seus melhores amigos são teus irmãos e seus pais, trata-se de uma amizade baseada no amor fraternal e paternal. Sejam Um por todos e todos por um nos bons e nos maus momentos.

E vergonhoso ver certas família onde não há o mínimo de respeito entre os seus, que não respeitam seus pais e seus vizinhos, é vergonhoso ver os pais acordando de madrugada para tirar a filha do táxi embriagada que nem dinheiro para o táxi tem, A mãe acordada a madrugada toda olhando na janela a cada minuto a espera do filho que foi para uma balada, é vergonhoso um chefe de família batendo em sua esposa na frente dos filhos…

É falta de fé e de coragem de querer mudar, De um chefe de família colocar ordem no caos, e resgatar os valores que se perderam no tempo, os valores de uma família estruturada.

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s