A Emergência foi Centralizada!

Imagem
por Robson Joaquim

Esta semana o secretário de Segurança Pública Fernando Grella, anunciou que proíbe policiais militares de socorrer as vítimas de ferimentos graves, o trabalho deve ser feito pelo resgate do SAMU, de acordo com o governador do Estado Geraldo Alkmin o procedimento é mais adequado e seguro.

Isto levantou a um questionamento da população e também do ego Policial, grande parte da população acha um absurdo, pois se a vitima estiver morrendo e o resgate for demorar a chegar pode acontecer o pior. A SAMU nega que isto possa ocorrer. Já do outro lado a Policia Militar se sente ofendida, incapaz de prestar tal socorro.

Eu particularmente concordo com o secretário de Segurança, cada qual deve ser feita por sua responsabilidade, ou seja, vítimas graves devem ser atendidas por unidades de emergências, pois está preparado para isso, A Policia é para prevenção e preservar o local até a chegada do SAMU. Pode ser radical de minha parte, mas também concordo que vai contra a constituição no artigo 135 de nossa Constituição;

“Art. 135. Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo de vida; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública: Pena – detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa…”.

Trata-se de um típico caso de omissão de socorro de acordo com a Lei. Mas também defendo que esta deve ser revista. Quem já fez o treinamento de brigadista, por exemplo, reconhece o Art. 135 e segue a risca, mas nos casos de acidentes com vítimas em estado grave deve ser feita por um especialista, ou seja, o Corpo de Bombeiros ou SAMU’s.

Já presenciei dois acidentes graves aqui em frente de casa, onde civis arrancam a vítima do carro de qualquer jeito e as levam em seus carros particulares disparando em alta velocidade, o que pode ocasionar ainda outros acidentes durante o percurso.

As unidades de saúde móvel estão melhores, carros novos, equipe especializada e circulando por toda a cidade, estou relatando apenas o que vejo, confiaria com certeza os socorros da cidade as equipes do SAMU sem sobra de dúvidas. Policia Militar que tal parar de ser centralizadora e trabalhar em equipe com o plantão de emergência médica?!

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s