Autocrítica

Imagem

por Robson Joaquim

É comum ver nas redes sociais, e outros canais de mídia de grande circulação críticas aos governos, escolas, trânsito enfim, inúmeras são as válvulas de escape merecedoras de uma crítica.

O que não temos o hábito e deveríamos fazer constantemente é uma Autocrítica, o poder de olhar para si mesmo e criticar, exercitar em você a busca da perfeição e atitudes melhores, corrigir velhos hábitos, repensar conceitos e seja com você mesmo, em casa no trabalho, ou em qualquer ambiente presente.

Uma Autocrítica deve ser praticada por todos nós, algumas palestras que frequentei existe um momento chamado “hora da autocrítica”, É custoso, sofrido ouvir e aceitar, mas é gratificante porque percebemos o quanto nosso “palpitar” desencadeado da língua na maioria das vezes mais atrapalha do que ajuda.

Identifique seus pontos fortes e também os pontos fracos, trabalhe a fim de calibrar o que está te prejudicando e sempre buscando a perfeição. Em doutrinas político filosóficas, como o marxismo-leninismo, ou a junção das teorias de Karl Marx e de Lênin, a autocrítica é vista como um método científico, através deste método os socialistas buscam a transformação da sociedade por meio da prática do Comunismo, resultado final de um desenvolvimento dialético, confronto entre tese e antítese, do qual brota a síntese, que se torna tese e dá sequência a esse processo infinito.

Existe uma frase de Abraham Lincoln “O autorrespeito é a raiz da disciplina, a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo”. Uma autocrítica, apesar de produzir ferimentos, costuma fazer muito bem.

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s