Você conhece bem seus Amigos?

Imagem
por Robson Joaquim

Olá..
Semana passada, conversando com uma frentista enquanto abastecia o carro, acabamos por entrar no assunto de amigos, e ela fez o comentário que tem poucos amigos, que os verdadeiros amigos contam-se nos dedos da mão, e arriscou um “acho que com todo mundo é assim”.

Isto é a mais pura verdade. Temos poucos amigos, poucas pessoas em que podemos realmente confiar, poucas são as que podemos nos expor e sermos nós mesmos, sem medo de críticas ou daquela fraqueza que expusemos ou que se torne no futuro uma arma para seu amigo confidente. Renato Russo já disse: “Quero ter alguém com quem conversar alguém que depois não use o que eu disse contra mim”.

Eu sou uma pessoa que faz questão de ter poucas amizades, poucas, mas verdadeiras, se percebo que estou sendo traído, corto a amizade com a mesma facilidade que a faço, é uma característica minha. Mas por que um amigo é tão precioso? Por que são tão difíceis termos amigos verdadeiros? Acho que consigo explicar:

Porque uma amizade leva tempo para ser aprovada. Uma amizade é testada pelo tempo, e somente após muitos reveses da vida, é que podemos constatar quem de fato está do nosso lado, independente de nossa condição financeira, educação ou classe social.

Meu Amigo Cleiton meu tutor na área tecnológica me disse uma vez que Amigos são como irmãos que moram em casas separadas, pois nossa mãe não nos aguentaria juntos no mesmo lugar. Há também amizades que você faz que te surpreendem, você não espera nada além de uma conversa temporal, momentânea e no fim você percebe que sua presença é importante, torna-se uma grande amizade.

Mas existe ainda uma amizade mais nobre do que esta relatada acima: É a amizade por um Ideal. Se você compartilha de um mesmo ideal desta pessoa, somos amigos. E daí, pouco importa se eu gosto do seu jeito, se acho que você se porta da maneira que eu julgo satisfatória, ou se você é todo diferente de mim, uma pessoa que dificilmente eu me aproximaria, porque algo maior nos une: um grande Ideal.

Se você tem a felicidade de ter muitos amigos, ligados por um mesmo Ideal, você pode se considerar um privilegiado. Algo maior os une, e quanto mais nobre o Ideal, maior a força desta Amizade.

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

