Pô Cidadão!

Cidadão

por Robson Joaquim

Olá..
Este último final de semana estava eu passando de carro pelo parque do Ibirapuera em São Paulo, logo após a inauguração da grande árvore, para mim foi uma experiência, mesmo que de carro, sim, porque nunca fui ao parque do Ibirapuera, só o vi algumas vezes passando de ônibus ao lado. Incrível morar em São Paulo e não conhecer a esta maravilha, mas enfim, não faltarão oportunidades.

O que me chamou mais a atenção do que a imensa árvore foi à falta de respeito de algumas pessoas, crianças, jovem e velho em sua maioria, escalando ao monumento à Bandeira. Fiquei chocado com aquilo, um absurdo, pode parecer inocente a vocês, mas para mim cortou o coração com o ato destes cidadãos.

Como não conheço a fundo do que compõe o parque, só critiquei na hora e acabei voltando para casa, mas aquela imagem não saía da cabeça. Cheguei a comentar com um colega de trabalho a respeito, e perguntei a ele se aquele monumento tinha alguma escada ou marquise acima dele, ele me afirmou que não. Mas me relatou que tempos atrás pintaram as unhas dos soldados no monumento. Absurdo.

O que leva um indivíduo a pinchar, danificar, dependurar em um símbolo da cidade, ou melhor, um símbolo que significou uma parte da história? Já tinha visto este tipo de vandalismo quando trabalhava nos Campos Elíseos, ao lado do Terminal Princesa Isabel tem uma enorme estátua de Duque de Caxias, viviam cheias de drogados, pinchados, cheio de sacolas plásticas, enfim… Abandonado.

O Ser humano, um ser racional, capaz de pensar, diferente dos animais… se tornar um voluntário em danificar o bem público? Seu próprio patrimônio? Revoltado com o Estado? de que adianta agir sem pensar?. Papai e Mamãe não ensinaram?

Já fui em casa de pessoas que a criança pinta “o nove” nem o sete é. e a Mamãe fala, ah são crianças deixa elas se divertirem, não educa seus filhos, não os ensinam, e quando cresce o que torna? Um velho que adora subir em patrimônios públicos. Pô Cidadão.

Se trocar a prefeitura, o que o novo prefeito fará? Revitalizar a cidade, isto inclui ruas, iluminação, praças, paisagismo enfim tudo novo deverá reservar uma verba que deveria ser usado apenas para manutenção, não para construção e restauração de novos monumentos, novas iluminações, novos paisagismos… Cuide e Preserve, viva em Paz. Pense, seja CONSCIENTE de seus atos.

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

