A Inversão dos valores nos dias de Hoje

Imagem

por Robson Joaquim

Olá..
Hoje, a caminho do trabalho escutei numa rádio sobre a maldade que uma rede de rádio inglesa fez ao se passar pela família real em um trote a uma enfermeira que resultou na morte da enfermeira. Ontem tinha visto o vídeo em uma reportagem na TV, dos apresentadores rindo e muito antes do fato.

Desliguei o rádio e fiquei refletindo sobre fatos parecidos, mais no sentido de inversão de papéis hoje, e não são poucos que encontrei não. Hoje o que é certo parece errado e o que é de fato errado parece certo.

Quando alguém se esforça e muito para ser uma pessoa de bem, dócil e humana, pode notar-se que muito estranhamente ela passará a ser taxada de tola, muito boazinha ou merecedora de um descrédito. É na verdade um absurdo. Com certa frequência, percebemos que a conduta de quebrar ou desrespeitar normas é um objeto de admiração de muitas pessoas.

É de fácil percepção no trabalho, funcionários que seriam maus exemplos serem ‘seguidos’ ou copiados por outros. Quando o comportamento em vez de receber reprovação, recebe admiração e ainda é imitado, torna explícito o absurdo à inversão de valores que vivenciamos. Não quero aqui criticar ou condenar ninguém, mas sim, identificar aquilo que todos inconscientemente estão sujeitos a fazer, que é menosprezar o ético e enaltecer o antiético.

Na Faculdade eu presenciei vários fatos destes, onde há aqueles que estudam, participam de debates, perguntam, questionam e há aqueles que preferem faltar muitas das aulas importantes para ficar em bares com suas cervejinhas, e quando retorna à aula os mestres dão uma “segunda chance” para recuperar aquele ponto, ou para cobrir faltas e provas não feitas. Um desrespeito a quem estava ali presente o tempo todo, em palestras a mesma coisa, você chega no horário, e a palestra atrasa porque o orador ficou conversando com a panelinha ali na frente, ou alguém que assistiria da plateia chegou atrasado.

Não faz muito tempo, que os pais ou avós ensinavam que nós homens deviam ser cavalheiros com as mulheres, ou que as pessoas deviam se respeitar. Havia o conceito de que era fundamental para o ser um ser humano. A generosidade e cordialidade, no entanto, hoje, qualquer um está sujeito a ser interpretado como antiquado ou ultrapassado. Parece que ser ‘Ogro’ é mais interessante.

Quando alguém é notado em ações de bondade, é definido como pateta e alguém que age maldosamente, ou perigoso, pois se é visto como uma pessoa que trabalha somente a seu favor, criando politica ao seu favor, tentando aproximar as pessoas dele. Com certeza, um prognóstico de que a sociedade caminha a passos largos para um mundo amoral e repleto de conflitos.

Todos os problemas da inversão de valores refletem diretamente na convivência de qualquer grupo social. A notarem-se na família, filhos que não respeitam os pais, e se o fizerem , serão até criticados pelos seus amigos, Mas é o favorito dos pais, por medo? Não sei, mas é onde se faz tudo por ele e tenho certeza que se um dia precisar dele, é o primeiro a arrumar desculpas.

Agora ficou fácil entender por que Rui Barbosa disse mais ou menos assim: “De tanto ver triunfar e prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver crescer os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Em novelas, cinemas e reality shows os Bad Boys são os favoritos não é? e o caso de sucesso de Gina Indelicada, você curtiu não foi? Também se espalhou na rede social este mês um vídeo muito bem feito sobre “Gentileza, gera Gentileza” você o viu? É lindo, no entanto são poucos que a praticam. Esta inversão de valores de hoje, compromete o convívio social e deve ser combatida com rigor por meio de pessoas comprometidas com o desenvolvimento humano e o progresso social.

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s