Os melhores anos de nossas vidas

por Robson Joaquim

Olá..

O que falar sobre os anos 80? O que você conhece? Há 32 anos formara uma das gerações mais cativantes, que mudou a história deste país. Essa década conhecida como a década de ouro e ficou registrado na página da história deste país, marcados por gigantescas manifestações da população, após um longo período de repressão da ditadura militar.

Conversando com amigos, relembramos que foi a melhor época, rendem um bom papo, sentimos orgulhosos de relembrar deste maravilhoso período de nossas vidas. Relembramos desde brinquedos, músicas até as participações da população na política. É uma rica história, faz parte da história do nosso Brasil.

No início da década explodiu as greves em todo o país, a mais famosa foi a do ABC localizada em São Bernardo do Campo, onde em Fevereiro de 1982 nasceu o Partido dos Trabalhadores (PT), partido este que criou escolas de outras classes sindicais em todo o território nacional.

Tivemos o movimento pelas “Diretas Já” que revolucionou a história do Brasil, em todas as capitais, multidões saíam às ruas exigindo uma eleição direta à presidência da república. Foi uma grande conquista, bastava militares no controle do país. Hoje se vê alguns jovens reclamarem da obrigação de ter que votar uma vez há quatro anos, se não fosse obrigado jamais participaria da democracia do Brasil. Um absurdo não é? Uma geração inteira conquistou com tanta bravura e os novos jovens acabam esquecendo isto.

Os anos 80 foi o ano que nasceu o rock brasileiro, antes disso, as musicas eram “americanizadas”, com raras as exceções em que citamos Raul Seixas ou Mutantes. Os ídolos da época até o inicio dos anos 80 eram Roberto Carlos, Gilberto Gil, Odair José, que fazia muito sucesso na época.

O start do rock mesmo começou em um festival de 1981, chamado Perdidos na Selva, Júlio Barroso foi o responsável pelo novo cenário musical com sua “Gang 90”. Com a chegada da banda “Blitz” que recebeu este nome de tanto a banda ser parada por policiais, por suas vestimentas e estilos revolucionários para a época. De lá pra cá, temos Titãs, Legião Urbana, Menudos, Ira, e talvez a mais famosa RPM de Paulo Ricardo, entre outras.

Arrepiamos de lembrar, e são tantas as coisas boas que trouxemos desta época, que lista-las aqui tomaria horas escrevendo. Esta foi uma década onde a nação brasileira viu renascer a democracia no solo brasileiro, pelas mãos do seu povo. Foram anos marcados por muita esperança, de certa forma, os anos 80 serviu para revogar tudo aquilo que foi proibido do provo brasileiro durante a ditadura militar.

A Criatividade do povo ganhou tal forma que somos considerados o povo mais criativo de todos. A liberdade de expressão, a constituição do Brasil, é conquistas desta geração.

Sem falar nos brinquedos da época, são inesquecíveis, apresentamos aos nossos filhos e netos como um símbolo de uma infância, que toca no coração, emociona quem vivenciou esta época, gostaria que todas as futuras gerações tivessem seus “anos 80”, participando assim, dos melhores anos de nossas vidas.

Anos 80

Anos 80

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s