Qual é o seu legado?

por Robson Joaquim

Olá..

Senhores (as) os primeiros 90 anos passam depressa demais. E um dia, você acorda e percebe que não tem mais 81. Passa então há contar os minutos mais do que os dias, e percebe que logo- logo você vai embora e tudo que tem são as experiências.

Conversando com a senhora da limpeza aqui do escritório, ela me falou durante uma conversa que a vida é curta demais. Ora, percebe-se em alguns idosos, que essa certeza de que a vida é curta demais, ” porque podia ter um estudo melhor, uma condição financeira favorável, aquela casinha a beira da praia… mas não tive oportunidade, trabalha desde cedo, na época as condições eram mais difíceis, éramos seis, nove, onze em casa dizem alguns” . É verdade.

Tudo que se tem são experiências. Isso é tudo, As experiências. Ruins ou boas são o legado que se pode deixar para as gerações futuras, numa tentativa de mudar o rumo e evitar deslizes cometidos em seu passado. Servirá também de orientação, mostrar o caminho certo que se deve trilhar com a voz da experiência.

Antes de meu avô materno partir, conversei muito com ele, tinha histórias fantásticas, foi um soldado nas batalhas de São Paulo, lutou no exército. Contava-me experiências que tinha em um país tomado pela ditadura Militar, dava para ver o brilho em seu olhar quando me relatava suas experiências.

Ser idoso hoje não deve ser fácil, filas, atendimento de saúde precária, planos de saúde caríssimos, desrespeito, preconceito em transportes públicos. O programa do governo “melhor idade”, ainda é tímido no Brasil.

Troque experiências com os mais novos, escute uma música moderna, mas também conte qual foi a musica que marcou sua história, faça os perceber a cada vírgula da melodia. Relembre fatos tristes, mas também ensine como supera-los, não se desespere, uma troca de experiências é que te rejuvenesce, a nova geração precisa de paciência e de planejamento, a mocidade hoje está afoita, quer namorar, ter carros, telefones, a roupa da moda, mas não passa de modismo aplicado a velocidade da luz.

O que quero dizer a você idoso, aproveite a vida, acorde mais cedo, veja o nascer do sol, perceba diferentes cantos dos pássaros, não corra, você já correu demais, não fale mal, participe mais da sua família, ligue para seu irmão que não vê há tanto tempo, perdoe, exija respeito, ensine, aproxime-se mais de Deus, tente fazer uma poesia e recite-a para a família reunida.

Já assistiu a esses filmes? (“Uma história real”, “Num Lago dourado”, ou “Antes de partir”, que para mim é o melhor de todos, e o clássico “Dois velhos rabugentos”)

A você que vê o tempo passando depressa demais, Precisamos mesmo é de boas experiências. Como as suas por exemplo.

Qual o seu Legado?

Qual o seu Legado?

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s