Essa inveja me Mata!

por Robson Joaquim

Olá..

A Marilda de carro novo? Onde será que ela arrumou dinheiro? Pagou a vista, hora não é da sua conta. Isto se chama inveja. Quem nunca sentiu uma inveja? Pequena ou grande não deixa de ser uma inveja.

De acordo com o Dicionário Aurélio, inveja significa Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem, desejo violento de possuir o bem alheio, Objeto da inveja. Todo mundo tem.

“Esse papo de torço pela felicidade de você” é uma balela, no fundo, bem lá no fundo você senti um pouquinho dela. Está presente em casa, entre os amigos, entre o casal, na empresa onde se tem contato com outro ser humano. Faz parte do ser humano.

Nos primórdios das escrituras sagradas, Caim sentiu inveja de Abel. Ao invés de coibir este sentimento negativo e ficar contente com o irmão que estava recebendo as bênçãos de Deus, sentiu ciúme de seu irmão.Em uma forma de “saciar sua maldade invejosa” matou seu irmão traiçoeiramente com um golpe na cabeça.

Quer mais um exemplo? Então tá, agora uma inveja positiva, isto mesmo, voltemos a Florença (Itália), no ano de 1504. Naquela época, dois artistas disputavam a atenção de todos os italianos: o jovem Michelangelo Buonarroti, 29 anos, e Leonardo Da Vinci, 51. Ambos alimentavam uma rivalidade enorme. Michelangelo sempre discordava de quem considerava Leonardo um gênio. Esse, por sua vez, não perdia uma oportunidade de criticar Michelangelo por pintar apenas figuras hercúleas. Relatos dão conta que durante um encontro, os dois chegaram a discutir em praça pública.

Historiadores juram que, na verdade, Michelangelo nutria certa inveja pelas obras de Leonardo. No entanto, fez disso algo positivo. Num canto de seu ateliê, ele estudava algumas inovações técnicas como o jogo de sombra e luz, inventadas por Da Vinci. Ou seja, uma inveja positiva que instigou Michelangelo o suficiente para construir uma carreira cujo currículo inclui obras-primas como a Última Pietà e a Capela Sistina.

A inveja pode matar danificar ou pode ser uma coisa boa, se souber tirar oportunidades dela. E você tem inveja de quem?

Essa inveja Mata

Essa inveja Mata

 

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s