Verde e Amarelo dá Azul?

por Robson Joaquim

Olá..

Para muitos brasileiros, o azar de ter nascido pobre, e de pertencer a uma periferia da economia mundial, de não se ter condições econômicas favoráveis, se contrapõe a sorte deste país não ter terremotos, de ser Penta campeão de futebol, “abençoado por Deus e bonito por natureza” e de possuir uma gentileza ímpar, uma “alma cordial”, assim somos conhecidos internacionalmente.

Inúmeras são as expressões positivas de autoestima do povo brasileiro, ainda que vários, presenciamos motivos que poderiam enfraquecê-las. Curiosamente, ele não deixa enfraquecer.

Juntamente com a capacidade de conviver e construir diferenças, sem transforma-las em desigualdades, o povo brasileiro ainda sofre as consequências de um país que vê sua miséria crescer, sua violência urbana atingir patamares históricos e incontroláveis, a corrupção se abastecendo com o dinheiro público.

Mesmo assim, em nossa utopia, segundo o IBGE seremos uma superpotência econômica nos próximos cinco anos. De onde tiramos tanta esperança? Qual é a fonte inesgotável que alimenta nossa alegria, felicidade e crença de que este é o melhor lugar do mundo?

Seremos a sede da Copa do Mundo, obras atrasadas e superfaturadas, mas estamos seguindo em frente, até se faz piadas nas redes sociais como o cartaz para os turistas da Copa no Brasil “Entre e não repare a bagunça”…

Nossa herança lusitana, enriquecida com outras heranças latinas e não-latinas, nos formam um grande caleidoscópio, ou seja, quanto mais nos mexemos, mais ganhamos conteúdo e formas, quanto mais envelhecemos, mais temos a certeza de que as soluções não são individuais, e sim em conjunto, sabemos que nossa criatividade se revela maior e melhor quando exercida em conjunto, seja em casa, no trabalho, faculdade ou uma ação social.

Para o brasileiro não falta autoestima. Faltam sim, talvez, condições concretas de nossos governos para que possamos traçar um futuro melhor.

Verde e Amarelo

Verde e Amarelo

 

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s