Refletindo sobre o tempo

por Robson Joaquim

Olá..

Refletir sobre o tempo requer fazermos uma distinção primeira: O tempo não é um dado natural, mas uma construção humana.

Podendo ser apresentado mecanicamente, por exemplo, a revolução industrial no século XIX, desenvolveu uma noção de tempo, vinculada à engrenagem, à máquina e a reprodução do capital. Segundo esta percepção, o tempo equivale a dinheiro, a horas de trabalho consumidas continuamente, enriquecendo alguns e empobrecendo a possibilidade de sonhos e muitos outros.

O tempo do amor, por outro lado, não transcorre segundo os mecanismos e a lógica do relógio. Por exemplo, olhares duram horas, beijos de apenas alguns minutos parecem transcender séculos. O tempo do amor permite desvios de rotas, retornos e desperdícios, parece alimentar-se somente de vontade humana e de seu desejo de compartilhar o tempo.

Atualmente políticos reinam sobre o tempo, dispondo-o segundo seus interesses, construindo fatos arrepiantes de modo a conceber uma história de corrupção. A história assume então, um papel primordial como instrumento de compreensão do tempo, de configuração das diferentes temporalidades, cheio de encadeamentos, simultaneidades de curta e de longa duração.

Assim estudando a história em seu movimento contínuo, permitimos nos perceber como suspeitos sociais, como protagonista da história e não mais como figurantes de uma história exata, pronta e acabada.

Talvez assim, estabelecendo uma compreensão clara do tempo, a vida possa tornar-se mais tempo do amor e menos tempo de engrenagem.

tempo amor

tempo amor

Anúncios

Gostou? Deixe seu comentário será uma honra!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s